segunda-feira, 5 de julho de 2010

Anarquia no formigueiro

Imaginemos a seguinte situação: um formigueiro, com seus grupos de cortadeiras, guerreiras, rainha e etc. Agora, quero que vocês façam um esforço e pensem em um grupo de formiguinhas que usem suas calças rasgadas, jaquetas de couro, ou melhor, se quisermos pensar em um exemplo recente de nosso dias, elas têm suas franjinhas e roupas coloridas (quem leu e não gostou, não julgue meu exemplo, vamos nos ater ao fato que quero demonstrar). Todos esses animaizinhos estão nesse mesmo formigueiro, interagindo.
Primeiro, uma formiga que ouve rock vai se juntar a outra que gosta do mesmo estilo... Mas, isso sempre acontece?!! -Ouvi alguém perguntar aí do outro lado, e digo: Por acaso você prefere se juntar com quem entende o que você diz, ou alguém que sempre discorda de você, realmente, você tem mais amigos que concordam e te dão algum tipo de apoio, ou alguém que te enche o saco sem fundamento nenhum -puramente na chatice. Calma, isto é normal (se é ruim, não sei).
Depois, uma formiguinha vai se identificar com a outra: "-Olha, robô essa jaqueta, aí?" ou "-Oh, se comprô onde essa calça verde-limão? No Free Market?". Logo, elas vão criar uma série de códigos e vão começar para se comunicar, mas não vão alterar só sua língua, também vão mudar seu espaço: dos clubes ou pubs que vão crescer até as lojas de discos ou os sites de compartilhamento de música. Vão criar um "micro-mundo"...
Tá, mas e a anarquia no formigueiro?!!
Pense, no formigueiro há o "macro-mundo", há leis gerais que todos teoricamente respeitam, mas também há esses micro-mundos, o futebol no final de semana de um grupo de trabalhadores de um fábrica, um grupo de calouros numa universidade, um grupo de carolas de uma igreja, etc. Diversos pequenos unversos que convivem com um dado Universo.
Nesse convívio, claro, há conflitos e tudo mais, porém, por que chamar esse texto com um título de anarquista? Uso este termo no sentido de quebra de uma regra geral... ?..., isto é, pense que no formigueiro há essa formiguinhas rockers, elas talvez não vão se sentir mais tão "do formigueiro", mas sim "do rock", ou seja, o formigueiro parece que perde a sua qualidade de ser "o todo".
...Mas, agora podemos pensar que o formigueiro não é nada mais que um "micro-mundo" também? Ele apenas é um convívio desses mundos que as formiguinhas vivem, ou é o Universo?
Precisamos de linhas que meçam nosso espaço, podemos medir onde vivemos, ou tudo não passa de um grande caos em um formigueiro?
...Hoje, são vocês que decidem pessoal!


MUSIQUETA DA POSTAGEM
Pras formiguinhas saberem que em todo o lugar há um punk rock
'

Nenhum comentário:

Postar um comentário