sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Bíblia do Absurdo #2

 A Canção de Abroão
 E seu nome era Abroão, mas antes era Simon. Com couro negro e cabelos ao alto, este menino vagava pelos Desertos do Caos com seu bandolim; com ele falava coisas rápido e tocava em três acordes demoníacos, pelos bares lançava facas nos malfeitores e roubava os bons.
 Porém, a Luz o tomou. Ela roubou seu coração. Tinha o nome de Coralina Cardozo, com cabelo ruivo e vestido surrado; numa casa em um deserto de sal ela disse a ele:
 -Sou tua mãe, era meretriz e agora sou de novo mulher completa!
 -Morra!! -Disse o filho, que não era seu filho, era nosso, do mundo.
 Com uma garrafa ele a cortou e sangrou-a por dois dias até que morreu. Simon correu para o meio do vazio demográfico. Lá viu o anjo: um coiote comeu sua perna enquanto dormia, ele sangrou e ninguém o ajudou. Neste momento, ele conjurou o primeiro salmo de seu livro:
 -À estrume!!! Não terei mais perna! Não correrei por mais campinas, mas ainda hei de vingar no pensamento!
 Passaram dias e meses, Simon - agora Abroão - pegava as cocotas que passavam pelo caminho da encruzilhada do deserto do Sinhô; para comer, as conquistava com seus "dotes" e pedia para trazer-lhe um prato de pelo menos um frango com farofa e agrião.
 Mas, eis que a Luz quis de novo uma contribuição de nosso anti-herói, enviou uma tropa de cavaleiros errantes comprometidos a sua missão. Mercenários, mataram a aldeia que Abroão morava. Ele fugiu e, de pistola na mão, levou ainda mais uma garota com ele -sua mulher era Estrela, a santa!-, matando um cavaleiro   para morte nisto.
 Na corrida, o segundo salmo: "-Se queres fugir, leva apenas bagagem de mão!". E foram para a grande cidade de Goethe, um subúrbio industrial cheio de casas uma em cima da outra e dando espiral.
 Estrela, a santa!, foi por vezes corneada e maltratada pelo seu "marido", enquanto ele via o jogo de futebol no estádio, ela lhe trazia a cerveja. Nisto, ele disse o 3º salmo:
 -Só de pão e álcool  o homem vive!
 Entretanto, por uma última provação ele passaria. A Luz, mandou um jardineiro, seu nome era David, loiro e forte, tinha todas as mulheres em suas mãos, porém...
 No dia do senhor e da senhora, Abroão saiu para comprar pão, unica coisa que fazia, pois aproveitava e comia um churrasquinho de gato e as vezes fazia a alegria do cafetão. Sua mulher ficou só com o jardineiro... Forte e bronzeado, seria ele seu libertador -pensou ela em alguma hora. No quarto, depois de um logro e concertar um chuveiro que nem tinham, ela tentou, uma, duas e a terceira... Até eu me jogava, mesmo sendo o mais purista dos monges!
 Mas, A santa!, desapontada, ficou feliz; deu um pacote de notas amarelas ao seu novo homem.
 Abroão chegou, seu corpo não resistiu, pois os anos de sedentarismo o deixaram em "disforma". Saído de trás da porta, o jardineiro o fez.
 Depois do ato, quase morrendo, Abroão deu seu último respiro em poema chulo antes de morrer e sumir no Limbo:
 -Passar na rotina com a companhia é o mesmo que assinar sentença de promissória de qualquer coisa!!!
 Morreu.
 Seu filho, gerado a contragosto pela Santa! ficaria pior que ele, mas esta é só uma previsão do próximo periódico. E a chuva cai lá fora, sapos do céu; eu vou a um bar, quem quer?
 Não tenho mais perna, não mais correrei por campinas, mas ainda hei de vingar no pensamento
 Se queres fugir, leva apenas bagagem de mão ;
 Só de pão e álcool o homem vive ;
 Passar na rotina com a companhia é o mesmo que assinar sentença promissória de qualquer coisa.


 MUSIQUETA DA POSTAGEM
">

Nenhum comentário:

Postar um comentário